A verdadeira história

domingo, 20 de junho de 2010

Dizeres e mal dizeres *4


Como todos sabemos e infelizmente faleceu José Saramago e, por isso decidi que esta edição seria dedicada a ele, como homenagem.

Não posso dizer que li todos os seus livros, nem a maioria deles, li Memorial do Convento, por causa da escola, e apesar de ainda me faltarem cerca de 30 páginas para o acabar gostei de o ler. A sua escrita é diferente e ao inicio não estava a conseguir perceber a história do livro, mas com esforço consegui e habituei-me à sua personalidade na escrita, mas também não foi para dizer-vos o que li e deixei de ler que decidi escrever, foi sim para falar da pessoa que foi e é José Saramago.

Todos sabemos que Saramago era comunista e ateu, ele nunca escondeu isso e, para mim, é lamentável que quando o Homem (com H grande) era vivo todos os criticavam por isso, mas agora que está morto todos o veneram.

E, agora eu digo, não é por ter falecido que deixou de ser a mesma pessoa, aliás ele continua a ser ateu e comunista e ter os seus ideias bem definidos. Para mim, Saramago era um exemplo de um Homem que teve a coragem de  mostrar a sua personalidade e de cabeça erguida quando a maioria estava "contra" ele.

Agora quem não gostava dele até agora que continue a não gostar, penso eu, porque ele devia ser venerado em vivo e não em morto, porque ele agora já não sente, penso, mas dantes sim, sentia a injustiça de uma nação que não compreendia a diferença. Eu não concordo com isto, acho que Saramago e a família sabem perfeitamente quem sempre gostou dele e o entendeu e quem o criticou..

Concordam ?

kisses and kisses,
pinkmoon *.*

1 comentário:

Ohh que fofinhos(:

Obrigado,
Beijinhos*